História


A Casa do Estudante do Ceará – CEC foi fundada em 11 de agosto de 1934. A Casa do Estudante nasceu do anseio de estudantes da década de 20, de escolas públicas. Os “liceístas” (estudantes do Liceu) e estudantes de outras escolas fundaram, em 1931, o Centro Estudantal Cearense (CEC). Uma das finalidades do Centro, em seu estatuto, era “fundar uma Casa para abrigo dos estudantes filiados ao Centro”, denominada CASA DO ESTUDANTE POBRE DO CEARÁ (o termo “pobre” foi retirado anos depois por entendê-lo pejorativo), que serviria de apoio de moradia a jovens carentes, que não tivessem condições de pagar mensalidades em outros estabelecimentos de hospedagem.
        
N
a década de 60, o Centro Estudantal Cearense foi extinto, e a Casa do Estudante passou a ter personalidade jurídica própria, constituindo assim, como uma entidade que tem por finalidade abrigar estudantes carentes oriundos de todos os municípios do interior do Estado do Ceará e de outros estados da Federação; dando-lhes condições didáticas, políticas e sociais para ingressar na universidade.

       
A
receita da Casa do Estudante advém da confecção da carteira de estudante dos ensinos fundamental e médio de Fortaleza. A Lei Municipal 8.130/98 determina que, a cada carteira confeccionada da rede mencionada, 20% do valor de confecção do documento serão destinados à Casa do Estudante do Ceará.

       A fim de cumprir suas finalidades, a residência além de moradia gratuita, oferece restaurante que, geralmente, fornece café da manhã e almoço de segunda a sábado; biblioteca com um acervo de qualidade; sala de estudo individual; sala de informática e quadra de esportes. Atualmente, temos cerca de 100 moradores, entre homens e mulheres, na faixa-etária entre 15 e 35 anos.